Aparelho auditivo invisível.
Mito ou realidade?
Neste artigo, explicamos o potencial desta discreta tecnologia e as suas vantagens de utilização.
Afinal o aparelho auditivo invisível existe ou não?
Tal como o nome indica, o aparelho auditivo invisível seria um dispositivo auditivo que não se veria quando colocado na orelha. A verdade é que isto não existe, mas os modelos atuais possuem um design tão pequeno e leve que os torna bastantes discretos, passando despercebido aos olhos dos outros.
As principais diferenças entre os aparelhos auditivos quase invisíveis e os aparelhos colocados atrás da orelha são a dimensão, formato e algumas especificações técnicas, pois em termos de funcionamento são semelhantes. Ambos funcionam através de:
- um microfone integrado que capta o som e o converte em sinais elétricos;
- processador de sinal digital que se encontra dentro do aparelho auditivo e ajusta estes sinais de acordo com as necessidades auditivas do utilizador;
- um altifalante que funciona como transmissor do som, recebendo os sinais e emitindo-os diretamente no canal auditivo.
Que modelos existem?
A AudiçãoDirecta disponibiliza um modelo de aparelho auditivo praticamente invisível de tecnologia alemã a baixo custo. Para além de ser muito fácil de colocar, o aparelho auditivo intracanal pronto ITC oferece uma excelente qualidade de som, conforto e discrição.
Prós e contras dos aparelhos auditivos quase invisíveis
O facto de serem esteticamente apelativos é talvez o seu maior trunfo. Muitas pessoas escolhem este tipo de aparelho para se sentirem mais confiantes em situações sociais. Além de leves, discretos e confortáveis, são fáceis de manusear e de colocar no ouvido.
No entanto, há que ter em conta que este tipo de aparelhos pode ter algumas limitações de potência, sendo mais indicado para pessoas com dificuldades auditivas leves a moderadas. Também não são aconselhados para canais auditivos estreitos.
Por estar inserido no canal auditivo pode também ganhar mais sujidade e necessitar de uma manutenção mais cuidada. Para os utilizadores que têm pouca destreza manual, o seu manuseamento e colocação pode também representar um problema.
Conclusão
Apesar de já haver aparelhos auditivos de colocação atrás da orelha com design atraente e funcionalidades mais avançadas, os aparelhos auditivos praticamente invisíveis ou dentro do ouvido ainda continuam a ser a escolha de muitos usuários. No entanto, se tem dúvidas quanto ao estado da sua audição e não sabe se este é o modelo mais indicado para si deverá procurar ajuda especializada. O mais importante é encontrar uma solução auditiva confortável que esteja de acordo com as suas necessidades e estilo de vida, para que possa ouvir e viver a sua vida em pleno.