Aparelhos auditivos recarregáveis vs aparelhos auditivos a pilhas: quais são as diferenças?
Os aparelhos auditivos usam como fonte de energia as tradicionais pilhas descartáveis ou baterias recarregáveis.
Embora os aparelhos a pilhas sejam ainda os mais comuns, há cada vez mais pessoas a optarem pelas soluções recarregáveis.
Neste artigo do blog explicamos as diferenças entre uns e outros.
Diferença entre aparelhos auditivos recarregáveis e aparelhos a pilhas
Os aparelhos auditivos a pilhas utilizam pilhas descartáveis que têm de ser trocadas em poucos dias ou semanas, dependendo do dispositivo escolhido.
Já os aparelhos auditivos recarregáveis contam com baterias embutidas, que não precisam de ser trocadas com frequência. Em vez disso, encaixam-se os dispositivos numa unidade de carregamento, num processo de carregamento muito parecido ao de um telemóvel, por exemplo.
Carga imediata: Se ficar sem bateria no aparelho, basta apenas que coloque outra pilha para o aparelho voltar a funcionar. É imediato. O mesmo não acontece com o aparelho recarregável já que, se esquecer de o carregar à noite, provavelmente vai ficar sem poder usufruir do equipamento/dispositivo no próximo dia.
Tamanho dos dispositivos: Por norma, os aparelhos auditivos a pilhas são mais pequenos do que os aparelhos com bateria de lítio (recarregáveis).
Custo: O custo inicial do dispositivo é, por norma, bem mais reduzido em relação aos aparelhos recarregáveis.
Conveniência: Tal como já foi dito, não terá de andar a trocar as baterias do aparelho. Basta tirá-lo da orelha, quando for dormir à noite, e colocá-lo dentro da caixa de carregamento. Quando acordar de manhã, estará pronto a utilizar.
Mais fácil de manusear: Se, por exemplo, tem pouca destreza nos dedos ou dificuldades visuais, colocar uma pilha pequena num aparelho pode ser um trabalho difícil. Com o aparelho recarregável, não terá de se preocupar com isso.
Solução mais amiga do ambiente: As baterias recarregáveis são mais amigas do ambiente, uma vez que uma bateria recarregável pode substituir milhares de baterias descartáveis. A pegada ecológica agradece!
Mais seguro para crianças: As pilhas, por exemplo, podem ser, acidentalmente, engolidas por animais de estimação ou crianças, algo que é extremamente perigoso e pode acontecer com mais frequência do que se imagina.
Os aparelhos auditivos recarregáveis usam que tipos de baterias?
Grande parte dos aparelhos auditivos utilizam pilhas de zinco-ar, que são codificadas por cores e números para facilitar a sua identificação. Os modelos mais comuns são o 675 (azul), 13 (laranja), 312 (castanho), 10 (amarelo).
Qual opção devo escolher?
À medida que a tecnologia se desenvolve, os aparelhos auditivos com baterias recarregáveis têm-se tornado numa opção com cada vez mais adeptos. Ainda assim, tudo depende das circunstâncias e das preferências. Para algumas pessoas, os aparelhos a pilhas continuam a ser a escolha ideal.
Se tem dúvida sobre qual dispositivo deve escolher, obtenha ajuda da nossa equipa de especialistas.
Neste artigo, ficou a conhecer as grandes diferenças entre os aparelhos auditivos recarregáveis e os aparelhos a pilhas.
E apresentamos-lhe as vantagens de cada umas das opções.
Ainda continua com dúvidas?
Se é o caso, pode sempre entrar em contacto com a nossa equipa de especialistas. Será um gosto falar consigo e ajudar.