Cuidados de utilização de Aparelhos Auditivos
O bom funcionamento de um aparelho auditivo depende muito dos cuidados adotados na sua utilização. Pense na manutenção de um telemóvel, de um relógio, de um computador ou de qualquer outro dispositivo eletrónico… o mesmo se aplica aos seus aparelhos!
Garanta que nada afete o desempenho dos seus dispositivos nem da sua audição. Para o ajudar, reunimos algumas dicas importantes e muito simples. Comece já a pô-las em prática.
Limpeza diária
Limpar todos os dias é fundamental para eliminar resíduos, cera e outras impurezas. Existem acessórios específicos, como escovas de limpeza ou ponteiros de remoção de cera, que facilitam este procedimento. Deve utilizá-los na sua rotina, juntamente com um pano seco e evitar o contacto com álcool ou água.
Evitar o calor
Deve evitar expor os seus aparelhos às temperaturas altas e à luz solar direta. Por serem dispositivos eletrónicos, o excesso de calor pode causar danos nos seus circuitos e afetar a sua tecnologia.
Manter os aparelhos secos
O seu aparelho auditivo nunca deve entrar em contacto com a água, pelo que deve ser retirado antes de tomar banho, de mergulhar ou de realizar a limpeza do mesmo. Nestas situações, após remoção, guarde-o num local seco e seguro como por exemplo uma caixa desumidificadora. Este acessório é bastante útil, pois além de ser um excelente local de armazenamento, protege e higieniza os aparelhos das bactérias e impurezas externas.
Antes de voltar a colocá-los, certifique-se que tem as orelhas bem secas.
Proteger dos produtos de beleza
Cremes, loções, sprays de cabelo, protetores solares, entre outros devem ficar o mais longe possível dos seus aparelhos! Estes produtos contêm componentes químicos que podem danificar o material dos seus dispositivos. A nossa sugestão é que primeiro tenha os seus cuidados de beleza e hidratação, lave muito bem as mãos e depois coloque os seus aparelhos auditivos.
Realizar manutenção técnica especializada
Para além de todos os cuidados que pode e deve ter em casa diariamente, não deve dispensar o acompanhamento profissional regular a cada 6 meses ou mediante recomendação, para uma revisão e limpeza mais aprofundadas. Caso o seu aparelho apresente algum problema, não deve tentar resolvê-lo por si próprio, mas sim contactar um especialista.
Estes pequenos cuidados podem fazer uma grande diferença na qualidade da sua audição! Usufrua dos seus aparelhos auditivos com o menor ruído possível.