Funcionamento do aparelhos auditivo: componentes, tecnologia e utilidade!
Quer perceber como funciona um aparelho auditivo?
Longe vão os tempos em que estes dispositivos apenas amplificavam os sons. Atualmente, transformaram-se em peças tecnológicas sofisticadas, que se personalizam conforme as necessidades auditivas de cada pessoa.
Neste artigo, vai ter a oportunidade de lançar o olhar sobre estes equipamentos ajudam milhares de portugueses a ouvir melhor a cada ano que passa.
Como funciona o aparelho auditivo?
Tradicionalmente, todos os aparelhos auditivos funcionam da mesma maneira: são compostos por um microfone (que capta o som), um amplificador (que torna o som mais alto), um recetor (que emite o som amplificado no ouvido do utilizador) e uma bateria (fonte de energia, que pode ser a pilhas ou recarregável).
Na realidade, o aparelho auditivo é um pequeno computador, responsável por processar as ondas sonoras e convertê-las em sinais neurais, que depois são enviados ao cérebro para serem interpretados como som.
Como é que os aparelhos auditivos me ajudam a ouvir?
Os aparelhos auditivos são dispositivos eletrónicos que ajudam a amplificar os sons para que as pessoas com dificuldades auditivas possam ouvir melhor.
Mas fazem mais do que isso.
De forma a criar um perfil personalizado que melhore o reconhecimento do que é dito, processam o som de diversas maneiras.
Geralmente, os aparelhos mais modernos contam com 2 microfones: um omnidirecional (para captar sons de qualquer direção) e um outro direcional (para captar sons vindos de frente do utilizador, mais eficaz para a captura de fala).
Nem todos os dispositivos apresentam a mesma tecnologia
Os aparelhos mais modernos contam ainda com recursos adicionais, como conectividade Bluetooth (para se conectar a telemóveis) e programas de cancelamento de ruído (para ajudar a filtrar o barulho ambiente).
De facto, as opções são muitas e, por isso, é muito importante que obtenha ajuda de um especialista em aparelhos auditivos de forma a perceber qual poderá ser o modelo certo para o seu caso.
Aparelho e amplificador auditivo são a mesma coisa?
Não! Muitas pessoas pensam que um amplificador é um aparelho auditivo, mas isso está longe de ser verdade.
O amplificador é bastante mais limitado do que o aparelho auditivo, já que simplesmente aumenta o volume do som, tornando-o mais alto para o utilizador.
Por outro lado, além de amplificar o som, o aparelho auditivo é projetado para processá-lo, com o objetivo de melhorar a compreensão de fala e filtrar o ruído de fundo, permitindo uma experiência auditiva mais natural, personalizada e confortável para o utilizador.
Conclusão
Neste artigo teve a oportunidade de perceber, de forma simples, como funcionam os aparelhos auditivos. Como viu, em grande parte dos casos, é correto dividi-los da seguinte forma: microfone, amplificador e recetor (ou alto-falante) e bateria (pilhas ou recarregável).
Embora esteja assente em princípios físicos simples, os dispositivos mais recentes apresentam uma tecnologia sofisticada, que permite que cada vez mais pessoas se conectem com os sons ao seu redor.
Tem interesse em investir numa solução auditiva para melhorar a sua vida? Caso tenha dúvidas sobre qual é o modelo pelo qual deverá optar, aconselhamos que contacte a nossa equipa de especialistas de aparelho auditivo. Ficaremos felizes em ajudar!
Imagens meramente ilustrativas.