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Exercício físico pode contribuir para a prevenção da perda auditiva

A  vida longa e saudável é uma conquista cada vez mais acessível a todos os que cuidam da sua saúde por inteiro.

O exercício físico está associado à prevenção de doenças crónicas e quedas, sendo benéfico para a saúde mental, aumentando assim a qualidade de vida.

BENEFÍCIOS

      Mais autonomia nas tarefas do dia-a-dia

Bem-estar físico e psicológico

Aumento da massa muscular e densidade óssea

Melhora a qualidade do sono

Diminui o risco de depressão, stress e ansiedade

Mantém o cérebro alerta e activo (atenção, memória e percepção)

Promove momentos recreativos e de socialização

Ajuda a combater o processo inflamatório…

 …e, assim, contribui para a prevenção da perda auditiva relacionada com a idade.

 Esta acontece com o envelhecimento natural das estruturas constituintes do ouvido. O tímpano perde elasticidade, as células sensoriais e as células ciliadas deterioram-se, e esta inflamação prejudica o sistema auditivo.

 A maioria das pessoas sente, primeiramente, um declínio na capacidade de ouvir altas frequências dos sons (como dificuldade para ouvir o que os outros dizem). Os sons com as mais altas frequências (agudos) são os utilizados com as consoantes stp e f, cuja percepção se torna mais difícil.

 Saiba que a actividade física protege contra essa inflamação no sistema auditivo! Escolha os exercícios que lhe dão maior prazer e satisfação, inclua-os na sua rotina diária e pratique-os com regularidade.

ACTIVIDADES FÍSICAS SUGERIDAS

      Dança

Caminhadas

Yoga

Pilates

Ginástica geral

Hidroginástica

Atividades lúdicas e recreativas.

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