Coisas que ninguém conta sobre aparelhos auditivos

aparelho auditivo resound

Ao deparar-se com os primeiros sinais de perda auditiva é normal que pesquise sobre o tema. No entanto, vai rapidamente perceber que muita informação útil não está facilmente acessível e há coisas que ninguém conta.

 1. Amplificador auditivo não é Aparelho Auditivo

Enquanto a função dos primeiros é apenas amplificar todos os sons (e por isso têm um valor comercial muito atractivo, disponíveis desde 4,99€). os segundos são adaptados às frequências em que o utilizador sente mais dificuldades e com mais ou menos tecnologia associada.

 2. Os Aparelhos Auditivos não curam a perda auditiva

Se lhe for prometida uma cura para a perda auditiva, desconfie. Apesar de não haver uma cura, a tecnologia dos aparelhos auditivos permite, após conhecer as frequências em que sente mais dificuldades, tornar esses sons mais fáceis de ouvir.

 3. A adaptação aos Aparelhos Auditivos é gradual

Ao contrário do que acontece com outros produtos (por exemplo, óculos graduados), a adaptação aos aparelhos auditivos é um processo gradual. Vai ouvir sons que há muito não ouvia e o cérebro precisa de tempo para voltar a processá-los, podendo ser necessários alguns ajustes técnicos. Consulte o seu especialista as vezes que forem necessárias para ajustar o seu dispositivo.

 4. Os Aparelhos Auditivos não são todos iguais

As dificuldades auditivas não são idênticas em todas as pessoas, por isso não pode assumir que o aparelho auditivo que o seu familiar ou amigo adquiriu seja também o melhor para si. Consulte um especialista, faça uma avaliação auditiva gratuita e perceba qual o modelo mais adequado à sua perda e estilo de vida.

 5. O preço dos Aparelhos Auditivos não é baseado nas margens de lucro

O valor dos Aparelhos Auditivos varia conforme a tecnologia associada. Hoje em dia existem modelos que permitem o emparelhamento com diversos equipamentos (televisão, rádio, smartphone), versões recarregáveis (sem pilhas) entre outras funcionalidades, para que a experiência auditiva seja prazerosa. Quanto mais desenvolvidos e tecnológicos forem, maior será o valor a despender para os adquirir. Compare vários modelos e perceba o que justifica a diferença de preços.