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Os alimentos podem ajudar a preservar a sua Audição?

alimentos podem ajudar a preservar a sua Audição

A nossa alimentação desempenha um papel essencial na nossa saúde geral e na função corporal. O cálcio fortalece ossos e dentes, o zinco reforça o sistema imunitário… mas o que você pode não saber é que alguns minerais são elementos críticos para proteger a sua saúde auditiva. Se pedirmos a alguém para listar algumas das maneiras de prevenir a perda de audição, provavelmente as respostas seriam: manter os ouvidos limpos, ouvir música a um nível razoável, usar tampões para ouvidos, entre outras. Embora nenhuma dessas respostas seja falsa, muitos não sabem que os alimentos que comemos diariamente podem ajudar a proteger os ouvidos. Há muitos minerais importantes, mas estes são os mais relevantes para preservar a boa audição.

 

POTÁSSIO

O potássio é responsável por regular a quantidade de líquido no seu sangue e tecido corporal. Isso pode ser importante para a sua saúde auditiva porque o fluído na orelha interna (a parte da orelha que traduz os ruídos que ouvimos em impulsos elétricos e o cérebro interpreta como som), depende de um rico suprimento de potássio. À medida que envelhecemos, esses níveis caem naturalmente, o que pode ser um factor contribuinte para a perda de audição. Os alimentos ricos em potássio incluem: batata, espinafre, tomate, passas, damasco, banana, melão, laranja, iogurte e leite.

 

ÁCIDO FÓLICO

O ácido fólico é um elemento crítico na capacidade do corpo regenerar células. Alguns estudos mostram que os suplementos de ácido fólico podem diminuir a perda auditiva. Isso pode ser porque o corpo usa ácido fólico para metabolizar a homocisteína, um composto inflamatório que reduz a circulação. A boa circulação é um componente importante para manter as células do ouvido interno saudáveis e funcionar adequadamente. Os alimentos ricos em ácido fólico incluem: espinafre, brócolos e espargos.

 

MAGNÉSIO

Estudos do Instituto de Pesquisa de Audição de Kresge (Universidade de Michigan) mostraram que pessoas pré-tratadas com magnésio (juntamente com Vitaminas A, C e E) foram protegidas da perda de audição relacionada com o ruído. Os cientistas acreditam que o magnésio combate os efeitos dos ruídos altos, quase como uma barreira protectora para as delicadas células ciliadas do ouvido interno. Além disso, a falta de magnésio na orelha interna faz com que os vasos sanguíneos do ouvido interno encolham, privando-o de oxigénio. Os alimentos ricos em magnésio incluem: banana, alcachofra, batata, espinafre, tomate, brócolos.

 

ZINCO

O zinco reforça o sistema imunitário e é responsável pelo crescimento celular e cicatrização de feridas, por isso é muito útil para afastar os germes que causam infecções no ouvido. Alguns estudos sugerem que também é eficaz no tratamento do zumbido em indivíduos com audição normal. Os alimentos ricos em zinco incluem: carne de bovino, carne de porco, castanha de caju, amêndoa, amendoim, feijão, ervilhas, lentilhas, ostras e chocolate negro.

 

Além de manter uma alimentação cuidada, deve estar atento a todos os sinais que possam indicar perda auditiva, como por exemplo:

  • pedir para repetir a informação frequentemente;
  • dificuldade em seguir conversas que envolvam mais que duas pessoas;
  • colocar a televisão e o rádio num volume demasiado elevado.

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